Pare de grudar o pneu na guia da calçada

Pare de grudar o pneu na guia da calçada

Por piquenique      23/12/2022 15:57:43    

Grudar o pneu na guia da calçada pode ser só um descuido, mas para alguns motoristas é uma prática comum, e que pode causar sérios danos à estrutura do pneu e afetar suspensão, freios e direção.
 

Problemas que podem ocorrer ao grudar o pneu na guia da calçada

Os problemas mais recorrentes e visíveis de encostar o pneu na guia da calçada são a quebra da calota ou a roda ralada. Mas existem outros problemas que podem surgir a médio e longo prazo quando essa encostada acontece com frequência.

Pneus

Grudar o pneu na calçada provoca escape de ar e produz deformações na malha de aço que compõe o pneu, deixando-o torto, menos resistente e gerando barulho e vibrações.

Rolamento da roda

O rolamento da roda fica localizado atrás dela e os toques na calçada afetam a precisão do rolamento por conta de deformações que podem ser geradas nas pistas ou esferas, gerando barulho e pode até travar a roda.

Suspensão

Os toques na calçada com as rodas dianteira afetam a suspensão, o alinhamento do veículo e pode gerar uma folga no braço axial da direção.


Soluções

A solução mais eficiente é cuidar para não encostar na guia da calçada e isso pode ser feito com o auxílio dos espelhos retrovisores, e com a câmera de ré caso o veículo possua, mantendo uma distância segura de 15 cm da calçada, seja em estacionamento lateral, a 45° ou 90°.

Quando o veículo for estacionado em uma ladeira, o correto é acionar o freio de mão e deixar o carro engrenado em primeira marcha, e não girar a roda para apoiá-la no meio-fio.

Outra forma eficiente de garantir a vida útil dos pneus e do carro é não subir ou descer das guias da calçada com severidade, se possível, nem fazer isso, pois o dano ao pneu pode ser crítico e até irreparável.

Mas em situações onde os esbarrões já ocorreram, é importante ficar atento ao funcionamento do veículo, na pressão dos pneus e, principalmente, no estado da malha de aço.

 

Como perceber rupturas na malha de aço do pneu

  1. Ao calibrar o pneu e no dia seguinte a pressão estar baixa é um sinal de escape de ar, o que pode representar uma ineficiência na malha de aço

  2. Vibração do veículo a uma velocidade média de 80 km/h, mesmo com alinhamento e balanceamento em dia

  3. Bolha lateral no pneu

Sinais e comportamentos que podem indicar problema na suspensão

  1. Falta de estabilidade nas curvas

  2. Oscilação da carroceria

  3. Batidas secas

  4. Altura do veículo

  5. Ruídos e vazamentos

  6. Volante vibrando

  7. Traseira abaixa e a frente do veículo levanta quando acelera para sair

Como identificar problema no rolamento de roda

  1. Som de metal raspando enquanto a roda gira

  2. Dirigir a 60 km/h e movimentar o veículo de um lado para o outro observando se há ruídos e de qual lado

Essas são algumas dicas para você identificar se há algum tipo de problema no veículo causado pelo impacto das rodas no meio-fio. Porém, a forma mais eficiente de verificar se há algum problema é levando em um mecânico da sua confiança.

Tenha atenção ao estacionar o veículo para evitar grudá-lo na guia da calçada e fique sempre atento ao comportamento dele, enquanto dirige. Se notar algo anormal, leve em uma oficina e solicite a avaliação de um especialista.