
Grudar o pneu na guia da calçada pode ser só um descuido, mas para alguns motoristas é uma prática comum, e que pode causar sérios danos à estrutura do pneu e afetar suspensão, freios e direção.
Os problemas mais recorrentes e visíveis de encostar o pneu na guia da calçada são a quebra da calota ou a roda ralada. Mas existem outros problemas que podem surgir a médio e longo prazo quando essa encostada acontece com frequência.
Pneus
Grudar o pneu na calçada provoca escape de ar e produz deformações na malha de aço que compõe o pneu, deixando-o torto, menos resistente e gerando barulho e vibrações.
Rolamento da roda
O rolamento da roda fica localizado atrás dela e os toques na calçada afetam a precisão do rolamento por conta de deformações que podem ser geradas nas pistas ou esferas, gerando barulho e pode até travar a roda.
Suspensão
Os toques na calçada com as rodas dianteira afetam a suspensão, o alinhamento do veículo e pode gerar uma folga no braço axial da direção.
A solução mais eficiente é cuidar para não encostar na guia da calçada e isso pode ser feito com o auxílio dos espelhos retrovisores, e com a câmera de ré caso o veículo possua, mantendo uma distância segura de 15 cm da calçada, seja em estacionamento lateral, a 45° ou 90°.
Quando o veículo for estacionado em uma ladeira, o correto é acionar o freio de mão e deixar o carro engrenado em primeira marcha, e não girar a roda para apoiá-la no meio-fio.
Outra forma eficiente de garantir a vida útil dos pneus e do carro é não subir ou descer das guias da calçada com severidade, se possível, nem fazer isso, pois o dano ao pneu pode ser crítico e até irreparável.
Mas em situações onde os esbarrões já ocorreram, é importante ficar atento ao funcionamento do veículo, na pressão dos pneus e, principalmente, no estado da malha de aço.
Ao calibrar o pneu e no dia seguinte a pressão estar baixa é um sinal de escape de ar, o que pode representar uma ineficiência na malha de aço
Vibração do veículo a uma velocidade média de 80 km/h, mesmo com alinhamento e balanceamento em dia
Bolha lateral no pneu
Falta de estabilidade nas curvas
Oscilação da carroceria
Batidas secas
Altura do veículo
Ruídos e vazamentos
Volante vibrando
Traseira abaixa e a frente do veículo levanta quando acelera para sair
Som de metal raspando enquanto a roda gira
Dirigir a 60 km/h e movimentar o veículo de um lado para o outro observando se há ruídos e de qual lado
Essas são algumas dicas para você identificar se há algum tipo de problema no veículo causado pelo impacto das rodas no meio-fio. Porém, a forma mais eficiente de verificar se há algum problema é levando em um mecânico da sua confiança.
Tenha atenção ao estacionar o veículo para evitar grudá-lo na guia da calçada e fique sempre atento ao comportamento dele, enquanto dirige. Se notar algo anormal, leve em uma oficina e solicite a avaliação de um especialista.